A ACESPA – Associação dos Administradores, Atuários, Contadores*, Economistas e Estatísticos do Serviço Público Municipal de Porto Alegre tem estado ao lado de seus associados, e vem apresentar-se a você, associado(a), com o intuito de dar conhecimento de sua missão, visão, valores e objetivos.

Missão, Visão, Valores e Objetivos

Missão

Valorizar os profissionais na sua condição de administradores, atuários, contadores, economistas, estatísticos, de forma a fortalecer sua atuação como capital humano do Município de Porto Alegre, para que este se valorize como patrimônio da sociedade brasileira.


Visão

Ser uma referência nas áreas administrativa, financeira, econômica, estatística, contábil e atuarial.


Valores


Objetivos


    Para garantir o futuro de sua família - através da Icatu Seguros tendo como Corretora a Pégasus, você pode contratar o seguro de vida, auto e residência;

    Para atender emergências a Ecco Salva – Emergências e Urgências Médicas oferece transporte e atendimento médico emergencial;

    O remédio entregue dentro de sua casa é obtido pela Medex – Medicamentos;

    Para garantir o seu sorriso e saúde bucal temos a Prodent – Saúde Bucal.


Quem pode se associar

De acordo com o Estatuto da Entidade podem ser associados:

Efetivos - os funcionários municipais de Porto Alegre, ativos ou inativos, que exerçam ou exerceram, quando em atividade, os cargos de administrador, atuário, contador economista ou estatístico que tiverem suas propostas aceitas pela Diretoria;

Graduados - os funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), graduados em nível superior em administração, ciências atuariais, ciências contábeis, economia, ou estatística que, embora não detendo os cargos respectivos, tenham suas propostas de inclusão como sócios aceitas pela Diretoria;


Como se associar

Para associar-se a ACESPA é necessário observar os seguintes procedimentos:

I – preencher ficha de inscrição, solicitando a sua admissão como associado;

II – Anexar cópia do contracheque;

III – Apresentar diploma, na hipótese de associado graduado.

Faça sua solicitação online aqui no site, na aba "Associe-se".


Nossa História

Reunião Preparatória

01 de outubro de 1982 - Os servidores Técnico-científicos do Município de Porto Alegre, integrantes das áreas Administrativa, Contábil, Econômica e Estatística, constituídas das classes de cargos técnicos de Administração, Economista, Contador e Estatístico, reunidos em assembleia preparatória à assembleia geral, decidiram fundar sua Associação representativa com a finalidade de zelar pelos seus legítimos interesses bem como contribuir, na medida de suas possibilidades, para o seu aprimoramento intelectual e para o desenvolvimento do serviço público do qual são agentes em caráter permanente, por força de lei. A seguir, parte da ATA da sessão preparatória contendo as razões básicas da fundação da ACESPA:

1° As classes aqui representadas e que formam um contingente superior a duzentos servidores, todos sob a égide do regime jurídico estatutário, têm grandes responsabilidades na formulação da política administrativa, econômica e financeira, já que participam de todos os conselhos Municipais, delegações de controle das autarquias bem como detém alta representatividade nos cargos de direção e assessoramento, a nível de todos as repartições municipais e, inclusive, três ocupam atualmente cargos de secretário e, vários, de secretário substituto; 2° Em face do momento atual, entendem inadiável tomar alguns posicionamentos claros e serenos para que as medidas de profundidade emendamento sejam o mais possível abrangente e resguardem os interesses do servidor, do serviço e da administração – trinômio indissociável na visão de um bom agente público cônscio de suas responsabilidades; 3° Nesse contexto, defendem a imperiosidade da manutenção do atual plano de pagamento, no concernente ao pessoal Técnico – Científico inadmitindo, por injusta e inadequada, a diferenciação remuneratória básica de seus integrantes que cumprem a mesma carga horária semanal de trabalho, a exemplo de outras esferas governamentais onde todos estão colocados no mesmo padrão, gozando dos mesmos direitos e vantagens sem qualquer distinção e das quais o Município seguiu o modelo; 4° Sem se imiscuir nas políticas dos poderes constituídos – Executivo e Legislativo – por lhes falecer competência, opinarão, todavia, sempre que julgarem oportuna e com o sentido de colaboração de alto nível, em todos os assuntos que, direta ou indiretamente, afetem o superior interesse das classes representadas, assim como quando estiver em jogo o superior interesse do funcionalismo em geral; 5° Esperam, de agora em diante, isentos de qualquer influência estranha aos seus fins, poder prestar sua parcela de contribuição à causa do serviço e do servidor público de Porto Alegre.

Ata de Fundação

28 de outubro de 1982 - Data marco na história da ACESPA, quando, em Assembléia Geral, os servidores Técnico-Científicos do Município de Porto Alegre, integrantes das áreas Administrativa, Contábil, Econômica e Estatística, constituídas das classes de cargos técnicos de Administração, Economista, Contador e Estatístico oficializaram a fundação da Entidade, a sua denominação, o Estatuto Social e elegeram a Diretoria provisória. A seguir, parte da ATA de Fundação:

Inicialmente, usou da palavra Avelino Ivo Cogo, presidente da comissão que elaborou o projeto de Estatuto Social e tomou as primeiras medidas para a realização desta Assembléia Geral (...). A seguir, foi aprovada, por unanimidade, a fundação da entidade que será denominada Associação dos Administradores, Contadores, Economistas e Estatísticos do Serviço Público Municipal de Porto Alegre e terá por sigla ACESPA. (...) Os componentes do plenário tiveram a oportunidade de destacar os artigos do projeto que deveriam ser debatidos separadamente. O presidente pôs em votação o projeto, que foi aprovado globalmente, por unanimidade, sem prejuízo de emendas que eventualmente surgissem da discussão dos artigos destacados.(...) Em seguida foram eleitos o Presidente e os Vice-Presidente, que exercerão os respectivos cargos, nos termos do artigo 35 do Estatuto Social aprovado, ficando, dessa forma, a diretoria provisória assim constituída: Presidente: Marco Antonio Damin; 1º Vice-Presidente: Avelino Ivo Cogo; 2º Vice´Presidente: Paulo Weissheimer. todos os membros da diretoria provisória foram declarados empossados e em pleno exercício de suas funções.


Diretoria Biênio 2022 - 2024

As eleições para Diretoria e Conselho Fiscal da ACESPA, ocorrem bienalmente, nos anos pares, em novembro com a posse em dezembro observando-se o respectivo regimento eleitoral aprovado pela Diretoria. A atual Diretoria, empossada em dezembro de 2022 com mandato até 2024, é composta pelos seguintes sócio:

Presidente: Adm. Paulo Luis Heinen

Paulo começou trabalhando na Coordenação de Serviços - Supervisão Administrativa na Secretaria Municipal de Educação, que era responsável pela infraestrutura para as escolas da Rede Municipal de Ensino. O próximo presidente da ACESPA fazia parte da Equipe de Análise da Despesa, financeira e orçamentária da pasta da Saúde. Entre 2005 e 2006, o Administrador chefiou a Coordenação de Seleção e Ingresso da Prefeitura. Neste período, foi selecionado a participar da Pós-graduação em Gestão Pública, em parceria da PMPA e o Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios – IBGEN, concluindo em 2007.

Em 2008, Paulo retorna para a SMS onde ocupa o cargo de assessor técnico da Coordenação Financeira e Orçamentária, entre outras atividades. 

1º Vice Presidente: Econ. Gilda Beltrão Costa 

A história da ACESPA e de Gilda Beltrão Costa  se confundem. Uma das sócias mais antigas da entidade, a economista já atuou em diversas gestões nos mais variados cargos. Por isso, ela é categórica: “Quero usar o meu conhecimento e disposição para ajudar, para facilitar a vida dos que estão chegando”, sublinha

Realmente, Gilda é uma abnegada quando o assunto é a ACESPA. Não tem tempo ruim para ela. Sempre esbanja dedicação para resolver questões administrativas ou alguma obra nos apartamentos de Gramado. “Com colaboração e esforço, tenho certeza que essa Direção vai atingir seus objetivos”, aposta. 

Apesar de ser economista, Gilda entrou no serviço público, em 1968, como assistente administrativa no Departamento Municipal de Administração (DEMHAB). Graças a sua competência, foi se destacando e galgando funções no serviço público municipal. Teve vários cargos de chefia durante a sua trajetória como funcionária pública. Atualmente, está aposentada. 

2º Vice Presidente: Adm. Adriana Nunes Paltian

Adriana Paltian é, certamente, uma das associadas mais ativas politicamente da ACESPA, principalmente nos últimos 20 anos. A administradora, inclusive foi fundamental na elaboração da Revista de 40 anos, exatamente por ter na memória cada luta da Associação desde a Criação do Fórum de Entidades.

De acordo com ela, sua principal missão dentro da Direção vai ser colaborar no campo político: “Apoiar a nossa Diretoria em pleitos na Câmara Municipal e também junto a Poder Executivo, principalmente nos temas vinculados as categorias representadas pela ACESPA. Ou seja, atuar firmemente na defesa do direito dos servidores municipais”, explica Adriana. 

A administradora tem um conhecimento gigantesco quando o tema é previdência. Foi a primeira diretora-geral do previmpa (2001-2002). O sucesso foi tamanho que foi cedida durante três anos para atuar no Ministério da Previdência. Adriana entrou em 1994 no serviço público na Secretaria de Administração e se aposentou em 2020 na Fazenda. Em função da larga experiência na gestão pública, foi convidada a retornar para trabalhar na Saúde. 

Tesoureira: Adm. Elisa Marcon Aquino Kerber

Há 14 anos no serviço público municipal, a administradora Elisa Kerber é sinônimo de competência, principalmente, quando o assunto é finanças. Desde 2015, ela atua na Secretária da Fazenda de Porto Alegre. Também fez parte, durante sete anos, da equipe da Secretaria de Administração.

Com a experiência de ter sido a tesoureira na última Direção da ACESPA, Elisa visa aperfeiçoar o sistema financeiro da entidade: “A gente tem uma série de controles para implementar nos gastos. Já na parte da receita, o objetivo é ampliarmos as ações para captarmos mais sócios. Outro intuito é modernizar o site da Associação”, destaca.

Secretária: Adm. Sônia Rosi da Silva Rodrigues

Sônia Rosi não esconde a ansiedade diante do desafio de integrar pela primeira vez um cargo diretivo na ACESPA. Ela antecipa que vai tentar conciliar às questões técnicas com o desenvolvimento do seu lado político: “Eu sou boa em desenvolver rotinas de trabalho e operacionalizar sistemas. Acredito que nesses pontos a minha contribuição será maior, mas também pretendo me engajar nas lutas da entidade quando for preciso”, promete. 

A administradora entrou na Prefeitura em 1984 como escriturária. Ela trabalhou no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e no Previmpa. Sônia se aposentou em 2019, o que segundo ela, facilita para de dedicar com mais afinco a ACESPA.

Conselho Fiscal

As eleições para Conselho Fiscal da ACESPA ocorrem bienalmente, nos anos pares, em novembro, por voto secreto.

O Conselho fiscal eleito em novembro/22 para o gestão de 2022-2024 é composta pelos seguintes sócios:   

Cont/Aud. de Cont. Int. Carlos Leandro Ransan

Cont/Aud. de cont. Int. Fernando Luiz Bainy Turnes

Adm. Margareta Baumgarten

Relatórios de Gestão

2019     2020      2021     2022

RELATORIO DE GESTÃO - ACESPA 2019.pdf
RELATÓRIO DE GESTÃO - ACESPA 2020.pdf
Relatório de Gestão 2021.pdf
Relatorio de Gestao 2022.pdf

Ex-Presidentes

Relação de Ex-Presidentes da ACESPA

Diretoria Provisória 28/10/1982 (Fundação) - Presidente: adm. Marco Antonio Damin

Diretorias Oficiais Estatuto

Estatuto Social

(*) A nomenclatura desta classe de cargo foi alterada para Auditor de Controle Interno pela LC 765/2015.