Destaques ACESPA

Dia da Mulher

A ACESPA promoveu mais uma linda homenagem referente ao Dia Internacional da Mulher. A entidade realizou, na sua sede, confraternização nesta quarta-feira, dia 8, com a presença de diversas sócias. O coquetel foi recheado de histórias de amizade e conquistas da Associação. Elas aproveitaram o momento também para ressaltar a importância do papel das mulheres na entidade.


— Teve espaço para debater caminhos para a ACESPA. Um momento de encontro para destacar às mulheres associadas. A mulher tem um olhar diferente, ela vai mais no detalhe. Ela quer agregar mais.

Secretária: Adm. Sônia Rosi da Silva Rodrigues  


— Foi uma homenagem que fizemos de coração. É uma tradição da entidade e, mesmo feito as pressas, deu tudo certo. Reunimos pessoas queridas e dividimos momentos.

1º Vice-presidente: Econ. Gilda Beltrão Costa  


— Eu sempre venho a todos os eventos porque eu amo a ACESPA. Eu ajudei a criar e acho uma Associação maravilhosa. Adoro todos os meus colegas e parabenizo a entidade por mais essa iniciativa.

Maria Amélia Garcia, sócia há 40 anos.


— Reconhecimento ao trabalho das mulheres. A sensibilidade delas. É um gesto singelo de agradecimento as associadas da ACESPA.

Presidente: Adm. Paulo Luis Heinen


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Direção da ACESPA conversa com vereadores sobre projetos de interesse dos servidores

A Direção da ACESPA visitou nesta segunda feira, 6 de março, alguns vereadores para falar de pautas de interesse dos servidores públicos municipais (e dos sócios). São projetos de lei em tramitação na Câmara que afetam vantagens e direitos do funcionalismo. A entidade visa construir uma pauta proativa ou propositiva no sentido de esclarecer sobre os projetos que tramitam atualmente, se colocando à disposição para construir ou propor ações de melhoria em tais projetos.


A ACESPA entende que os vereadores precisam estar cientes de tais projetos, pois, ao longo dos anos, os servidores públicos municipais só têm tido perdas. No entanto, mesmo durante o período da Pandemia, tais servidores mostraram que seu trabalho foi fundamental para atendimento da população. Em muitos setores da Prefeitura ocorreu aumento da produtividade, em razão do trabalho destes servidores e isso precisa ser reconhecido.

Vereadora Cláudia recebeu Direção da ACESPA

ACESPA define assessores para auxiliar a Direção

A ACESPA trabalha de forma coletiva para atingir os objetivos em cada gestão. Esse pluralismo de ideias também possibilita uma maior interatividade entre os colaboradores mais diretos, o que, invariavelmente, gera mais resultados. Além dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, alguns sócios atuam como assessores.

Nesta gestão, capitaneada pelo Presidente Paulo Heinen, já foram definidos alguns nomes. Os assessores serão os seguintes sócios: Rita Eloy (relações institucionais, comunicação e capacitação), José Francisco (recursos humanos), Márcio Vedana (gestão de processos e documentos) e a Carolina Barcelos (informática).

Além disso, sócios com muita experiência de casa vão ajudar em determinados temas. São eles: Jardel da Borba Cunha, Ari Krasner e Eros Miguel Sadowoy Martins.

Na visão do presidente do Conselho Fiscal, o Cont. Carlos Ransan, a ideia de convidar associados com experiência em áreas específicas ou que tenham participado de gestões anteriores surgiu com o intuito de fortalecer as decisões tomadas pela Diretoria e manter estas pessoas próximas a administração da entidade. “Desta forma, este programa funciona como formador de novos dirigentes e dá maior suporte para as tomadas de decisões administrativas”, completa.

ACESPA prestigia cerimônia de posse do novo presidente do CRA-RS

A ex-presidente da ACESPA adm. Rita Elloy compareceu na segunda-feira (9) na posse dos Conselheiros Eleitos para o quadriênio 2023-2026 e Diretoria para o biênio 2023-2024 do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS). A solenidade ocorreu na Sociedade Germânia. O Adm. Flávio Abreu foi eleito novo presidente e conduzirá a gestão do CRA-RS pelos próximos dois anos.


Rita agradeceu a parceria com o CRA-RS e desejou sucesso na gestão. “O nosso intuito é continuar promovendo ações conjuntas com o Conselho e também contar com o apoio em pautas de interesse dos Servidores Públicos. A boa notícia é que o Flávio já colocou o CRA-RS a disposição para defender os administradores. Vale ressaltar que o presidente da ACESPA, Paulo Heinen, vai fazer esse mesmo movimento com outros Conselhos que englobam associados da entidade”.


Rita aproveitou também o evento para conversar sobre a situação dos Servidores Municipais com o secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, e com a vereadora Cláudia Araújo.


A Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, presidente da última gestão, falou sobre suas conquistas e desafios no cargo, já que conduziu a autarquia durante os anos de pandemia com crescimento nos indicadores financeiros e de produtividade. Já o futuro mandatário,, Adm. Flávio Cardozo de Abreu, contou sobre a sua trajetória, desde a sua decisão pela administração como carreira até suas conquistas profissionais e acadêmicas.


O cerimonial encerrou com o Presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz, que destacou conquistas alcançadas a nível nacional e ressaltou a importância de parcerias, como a firmada com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para impulsionar o desenvolvimento municipal.


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Prefeitura publica decreto que regulamenta a Lei Geral de Proteção de Dados

A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta terça-feira, 10, o decreto nº 21.838,  que regulamenta a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), lei federal n° 13.709,  no município de Porto Alegre. O documento estabelece competências, diretrizes, procedimentos gerais e providências a serem observadas no âmbito da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional. A assinatura ocorreu na segunda-feira, 9, durante reunião entre o prefeito Sebastião Melo, o secretário de Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci, e o adjunto da pasta Bruno Breyer Caldas.

Para garantir o cumprimento das atribuições previstas, os órgãos deverão observar as diretrizes editadas pela SMTC, pasta que ficará encarregada de supervisionar as políticas, estratégias e metas de proteção de dados pessoais existentes, visando a estabelecer a conformidade do Poder Executivo Municipal com as disposições da Lei Federal nº 13.709. “Dentre outras atribuições, cabe a SMTC difundir regras de boas práticas e de governança relacionadas ao tratamento de dados pessoais, inclusive mediante a divulgação de ações e resultados alcançados por órgãos e entidades que sejam referência na governança em privacidade e proteção de dados pessoais”, destaca Ferenci. 


Webinário - Em consonância com o Dia Internacional de Proteção de Dados (28 de janeiro), a comissão do Fórum de Proteção de dados das Cidades Brasileiras (FPDCB) promoverá o webinário “LGPD na administração pública municipal". O evento, previsto para ocorrer na manhã do dia 30 de janeiro, acontecerá de forma virtual. O público alvo são os filiados dos 430 municípios ligados à Frente nacional de prefeitos (FNP).


FONTE: Prefeitura Municipal de Porto Alegre


Assinatura pelo prefeito Sebastião Melo ocorreu na segunda-feira

ACESPA prestigia posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre

O presidente da ACESPA, adm. Paulo Luis Heinen, prestigiou, nesta segunda-feira (2), a posse do novo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Hamilton Sossmeier (PTB), que exercerá o cargo durante o ano de 2023. A cerimônia aconteceu no Plenário Otávio Rocha e também empossou os demais integrantes da Mesa Diretora para este ano: 1º vice-presidente, vereador Moisés Barboza (PSDB); 2ª vice-presidente, vereadora Cláudia Araújo (PSD); 1º secretário, vereador Alvoni Medina (Republicanos); 2º secretário, vereador Airto Ferronato (PSB); 3ª secretária, vereadora Lourdes Sprenger (MDB); e 4º secretário, vereador Aldacir Oliboni (PT).


O dirigente aproveitou a oportunidade para se apresentar aos vereadores e dialogar sobre futuras reuniões. Paulo também encontrou colegas de outras associações. No final, ele participou de evento de congratulação no gabinete da vereadora Cláudia Araújo.


Esse foi o primeiro evento oficial do presidente Paulo representando a ACESPA.


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RELATÓRIO DE GESTÃO DA ACESPA - 2022

Este relatório tem por objetivo demonstrar as principais ações desenvolvidas pela atual Diretoria da ACESPA. A Diretoria da gestão 2021/2022 foi validada em Assembleia convocada para este fim em dezembro/2020. A Diretoria tomou posse naquele mês, em evento realizado online, em razão da Pandemia. A Associação realizou aproximadamente: 16 reuniões de Diretoria de janeiro até o mês dezembro, de forma on-line, normalmente, bem como quatro assembleias (ordinárias ou extraordinárias) convocada pela Adm. Rita Eloy, Presidente da Associação, para tratar do planejamento da ACESPA, aprovação do orçamento do ano, ambas realizadas no CRA-RS, no primeiro semestre do ano. Outras duas Assembleias trataram de alteração do Estatuto e para realizações de eleições da ACESPA. O Conselho Fiscal, no qual foi empossada a Adm. Adriana Paltian, presidente e o Cont. Carlos Ransan, seu substituto, realizou duas reuniões. Ocorreram também mais de 10 reuniões on-line ou presencial, aproximadamente, com outras associações/sindicatos para tratar de projetos ligados ao funcionalismo. A diretoria eleita para a gestão de 2021/2022 (empossada em 16.12.2020) foi composta por:


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