Pesquisar no site

Tamanho original

Realizações da Gestão 2019 - 2021

Comunidades

Quatro décadas de histórias e parcerias

  

O lançamento da revista comemorativa aos 40 anos da ACESPA foi um grande sucesso. O auditório do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) foi o ponto de encontro de ex-presidentes, sócios da entidade e de representantes de outras associações.


A presidente Rita Eloy explica que cada uma das 88 páginas da publicação traduzia o trabalho de dezenas de sócios, muitos deles com uma vida de dedicação a ACESPA. “A nossa história foi solidificada a várias mãos. Quando tivemos a ideia da revista, o objetivo era marcar a trajetória de grandes companheiros que foram vitais para a Associação hoje estar viva e forte”, exalta a administradora.


A revista destaca as conquistas dos ex-presidentes da entidade como Adalberto Pio de Almeida. Presente ao evento, ele fez questão de lembrar de cada colega responsável pela fundação da ACESPA, em 1982. O administrador presidiu a Associação em duas oportunidades durante os anos 90. Época em que a entidade deu passos decisivos rumo a sustentabilidade como a compra de um dos apartamentos de Gramado e a ampliação dos convênios. “Ver todo esse trabalho registrado é muito emocionante”, aponta.


Quem esteve também no evento foi o ex-presidente Ruy Pedro Baratz Ribeiro. Ao longo da sua fala, o administrador fez questão de recontar o começo da jornada da ACESPA, expondo detalhes das primeiras reuniões e da importância dos primeiros mandatários da entidade, o administrador Marco Antonio Damin e o contador José Azevedo Vieira. “Atualmente acredito termos alcançado nossas duas principais metas, oferecer benefícios para os sócios e ter peso como representantes das categorias que fazem parte da Associação”, enaltece.


Porém a história da ACESPA não é contada apenas por dentro. Muito da força dela vem das parcerias com outras entidades que representam categorias de servidores públicos municipais. O presidente da ASCONTEC, Ricardo Setton, esclace que as associações são essenciais para a proteção das carreiras dos funcionários públicos, que ficariam fragilizados sem esse resguardo. “E dentro dessa regra, a ACESPA sempre foi muito atuante na defesa dos seus sócios e do conjunto do funcionalismo público”.


O presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), Armando José da Costa Domingues, parabenizou a ACESPA pelas conquistas ao longo desses 40 anos. Para ele, a atuação das entidades é fundamental para o funcionalismo público. O procurador citou como exemplo que as associações foram determinantes para reduzir os impactos da nova legislação previdenciária para os servidores municipais.


A presidente do CRA-RS, Cláudia Abreu, fez questão de reafirmar a parceria com a ACESPA. “Estamos sempre de portas abertas para receber os sócios da entidade”. Já o presidente da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, Johnny Bertoletti Racic, classifica a iniciativa da revista como sensacional. “Uma associação fazer 40 anos não é para qualquer grupo de categoria, ainda mais de forma pujante. A ACESPA é uma parceira nas questões classistas, já que a nossa representatividade também atua de forma sindical. Ao lado da Rita, brigamos muito para garantir os direitos dos servidores”, sublinha. Além dessas entidades, a diretora cultural da Astec, Carmem Lapolli von Hoonholtz, também prestigiou o evento.


Ao final do evento, foi servido um coquetel, onde pessoas que compartilham das mesmas estradas puderam recordar com carinhos essas quatro décadas. E como bem disse o ex-presidente Jardel de Borba Cunha: “A ACESPA é a vida da gente”.


Da esquerda para direita: Johnny, Claudia, Rita, Armando e Ricardo

A atual direção da ACESPA tem o orgulho de seguir a trajetória da entidade

A diretora cultural da Astec, Carmen Lapolli von Hoonholtz, a esquerda, posa com a revista 


Paulo, Adriana, Suzana (de óculos) e Elisa brindam os 40 anos da ACESPA