Pesquisar no site

Tamanho original

Realizações da Gestão 2019 - 2021

Comunidades

Contabilidade é essencial para a transparência e controle da gestão pública

 

Em 25 de abril de 1926, o senador João Lyra Tavares defendeu a regularização da profissão de contábeis no Brasil. Por isso, a data marca o Dia da Contabilidade. A ciência é responsável pelo controle, planejamento e coordenação financeira de empresas e órgãos públicos. 

A ACESPA conta com diversos contadores e contadoras no seu quadro de associados. Profissionais com um currículo recheado de serviços prestados a sociedade, durante a trajetória que desempenharam no funcionalismo público de Porto Alegre. Em 2015, a nomenclatura da classe de cargo de contador em foi alterada para Auditor de Controle Interno. 

Ari Krasner é um bom exemplo. Foram 33 anos trabalhando como apontador, leiturista, tesoureiro e contador. Nos últimos dez anos no serviço público, foi chefe do Serviço de Contabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). Aos 77 anos, o contador aposentado explica que a área é importante na administração pública, pois é por meio de seus registros que se tem um espelho dos atos financeiros da gestão. “Também é fundamental para a sociedade já que permite uma melhor fiscalização dos atos dos gestores do poder executivo”, ensina com a voz de quem conhece cada meandro da administração pública.

Outro sócio da Associação com larga experiência pública na área da contabilidade é Fernando Bainy Turnes. Foram 29 anos e cinco meses onde exerceu, entre outras funções, a chefia de Serviço da Escrituração Coordenação de Contabilidade. Depois atuou com a mesma competência na Auditoria Geral do Município. Ele coloca que a contabilidade é importante porque oferece elementos monetários para o gestor público decisões.

A ACESPA deixa aqui novamente o seu apreço e aplausos a esses profissionais que qualificam todos os dias a administração pública municipal.