Pesquisar no site

Tamanho original

Realizações da Gestão 2019 - 2021

Comunidades

ALERTA!!!


Dicas para combater a proliferação da dengue em Porto Alegre

O número de casos confirmados de dengue aumentou 28,2% em Porto Alegre nesta última semana de abril. Os dados são da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Isso representa 277 casos a mais nos últimos sete dias. O total de infectados passa de 1200 pessoas na capital gaúcha. O momento é de atenção redobrada.

Você pode fazer a sua parte no controle da epidemia com sete dicas bem simples.

Tampar as caixas d’água;

Não deixar água acumulada na laje;

Manter os lixos fechados;

Utilizar areia nos vasos de plantas;

Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;

Deixar as lonas esticadas;

Retirar a água dos pneus.

Prefeitura no combate a dengue

A Prefeitura disponibiliza, nos canais de atendimento 156, novas opções para denúncias de locais e informações sobre o mosquito transmissor da dengue.   No Whatsapp do 156 (3433-0156), a equipe da Unidade de Relacionamento com a Sociedade tem a opção 12, contendo link para acompanhar em tempo real o monitoramento das áreas de proliferação do mosquito em Porto Alegre. Confira o link wwwondeestaoaedes.com.br.  No aplicativo, também são colocadas informações e um vídeo a respeito de medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Como ocorre a infecção?

A transmissão da dengue se dá pela picada da fêmea infectada do Aedes aegypti, mosquito que costuma circular em regiões quentes e chuvosas. A água parada, como a que se acumula em pratos de vasos de plantas, calhas e garrafas no quintal, é o criadouro perfeito para a reprodução do inseto.