Pesquisar no site

Tamanho original

Realizações da Gestão 2019 - 2021

Comunidades

Cuidados e produtos ajudam a combater o envelhecimento precoce

 

Evelise coloca que todo o tratamento estético deve ser acompanhado por um profissional da área


Neste mês das mulheres, a ACESPA produz a última matéria sobre bem-estar, saúde, beleza e estilo de vida. Hoje é dia de conversarmos sobre a importância de manter um cronograma para evitar o envelhecimento precoce. Os cuidados ultrapassam questões estéticas e se relacionam com autoestima e empoderamento.

De acordo com a farmacêutica responsável da Belle&Cia Farmácia Manipulação, Evelise Reche, as  mulheres, a partir dos 20 anos, começam a ter uma redução na síntese de colágeno - em torno de  1% ao ano. Quando entram na menopausa, essa queda acelera para cerca de 30 % nos primeiros cinco anos. “Por isso, a importância de fazer a suplementação de colágeno, nutracêuticos que vão ajudar a minimizar esses efeitos que levam ao envelhecimento”. 

Atualmente, o mercado de cosméticos oferece diversos produtos que servem como aliados das mulheres para manter uma pele saudável e bonita. Um deles é o Reallagen: “Ele é capaz de induzir a pele a produzir colágeno, com alta solubilidade atuando em sinergia com componentes das diversas estruturas cutâneas, suaviza rugas e linhas de expressão em até 60%”, destaca Evelise.

A farmacêutica acrescenta que produtos desenvolvidos em farmácias de manipulação geram resultados eficientes com um custo menor muitas vezes. Ela cita o Sepitonic que aumenta a disponibilidade de oxigênio para a pele e produz ação antienvelhecimento contra a formação de rugas. A vantagem de manipular, é a personalização da fórmula, ou seja, produzir de acordo com as características de cada pele. “Ele visa vitalidade, prevenção do envelhecimento da pele e proteção contra o estresse e a poluição”.

Uma das maiores preocupações das consumidoras é manter os lábios hidratados. O ideal, conforme a farmacêutica, é procurar produtos que ofereçam nutrição e umidade suficientes para a pele reter a umidade, o que previne o ressecamento. Outro aliado da beleza feminina é o Lip Gloss: o ácido hialurônico promove volume nos lábios e hidrata a pele. “Os efeitos são visíveis 30 minutos após a aplicação do produto”, salienta a farmacêutica.

Dicas e tipos de peles

Para retardar o envelhecimento da pele, é fundamental conhecer o seu tipo para tomar cuidados específicos. Especialistas dividem em quatro categorias: normal, oleosa, seca e mista. 

A normal não é muito seca, nem muito oleosa, enquanto a seca é incapaz de reter água e produzir sebo, uma barreira que a protege contra as influências externas. A oleosa produz muito sebo e a mista é a combinação de dois tipos de pele.

Um dos segredos é utilizar produtos que combinem com a sua pele como hidratantes, por exemplo. Outro fator importante é usar diariamente o filtro solar, é ele que vai proteger você da ação nociva dos raios UV, mesmo em dias nublados. 

Mantenha uma alimentação balanceada, ou seja, apostar em uma dieta rica em frutas e legumes pode proporcionar uma pele mais saudável e combater o envelhecimento precoce. 

Uma dieta que inclui alimentos como cenouras, tomates, pimentões, feijões e vegetais de folhas verdes ajudam seu corpo a evitar inflamações e cooperam para a renovação celular. Já uma rica em carboidratos e gordura pode acelerar o envelhecimento da pele.

Praticar exercícios físicos é uma atividade benéfica para qualquer faixa etária, mas especialmente para a terceira idade. Eles auxiliam a retardar o envelhecimento, pois ativam a circulação sanguínea, promovendo a flexibilidade, a agilidade mental e o tônus muscular. Faça pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, com atividades adequadas ao estado físico e das preferências de cada pessoa.