Pesquisar no site

Tamanho original

Realizações da Gestão 2019 - 2021

Comunidades

DIRETORIA DA ACESPA DESEJA UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO AOS SEUS ASSOCIADOS (RETROSPECTIVA 2021)

 

Neste ano de 2021 a ACESPA enfrentou grandes desafios que foram dificultados pela Pandemia. Nossa associação completou em outubro 39 anos de existência, no qual tem sua história já consolidada como entidade de classe e que defende com afinco os interesses de seus associados e demais servidores públicos municipais.

 

A Associação teve que se reinventar pois passou por novo revés nas suas finanças. Desde 2016 os servidores municipais não recebem reajuste salarial e como a contribuição dos associados é vinculada ao vencimento básico, a receita social da Entidade está congelada desde aquela época. A defasagem acumulada já beira aos 30%. A geração desse prejuízo acrescente-se a pandemia, que durante os períodos de agravamento da COVID-19 (2020 e 2021), praticamente fechou a cidade de Gramado, impossibilitando a locação dos nossos apartamentos, zerando mais uma fonte de geração de renda, por um longo período de tempo, durante o qual a Associação continuou arcando com os custos fixos dos mesmos.


A ACESPA, apesar destes percalços, sempre procurou defender os interesses dos seus associados, seja através de orientação jurídica e/ou trabalho voluntário da diretoria e assessoria que se dedica a estudos, trabalhos técnicos e analises na defesa das categorias que representa. Desta forma, em 2021, viabilizou e elaborou estudos nas seguintes áreas: previdenciária, reforma administrativa, reposição de perdas inflacionárias (reajustes), progressões funcionais, estudos da “GIA”, teto remuneratório, entre outros. Realizou diversas apresentações (lives) nas áreas da previdência e reforma administrativa, buscando trazer transparência aos atos que praticou e pratica, trouxe esclarecimentos importantes aos seus sócios, do que que eram os projetos que afetaram o funcionalismo público municipal.


Continuou mantendo a parceria e trabalhando de forma conjunta com outras entidades de classe do Município de Porto Alegre, sempre buscando diálogo, harmonia e respeito às demais entidades que representam o funcionalismo público municipal, bem como auxiliou em matéria previdenciária, disponibilizou simulador e outros estudos como sempre faz, à outras associações e sindicatos. Outra questão relevante é que manteve também muitas articulações e conversas com os Vereadores para elucidar preocupações e esclarecimentos sobre projetos, em especial referente a reforma da previdência sobre o que seria o mais adequado. Desta forma, a Direção da ACESPA atuou de forma totalmente voluntária para defender os seus associados incansavelmente ao longo deste ano e que mesmo com algumas perdas, buscou reduzir muitos danos, fazendo o que foi possível dentro do âmbito de sua competência e governabilidade.

 

Infelizmente, ainda, em razão da Pandemia não foi possível realizar uma confraternização com seus associados, mas esperamos que em 2022 seja possível. A Diretoria da ACESPA neste ano realizou a contratação de jornalista para poder divulgar melhor seus projetos e ações, dando maior transparência aos atos da sua gestão.


Outra ação de melhoria, iniciada em 2021 e aperfeiçoada em 2022 foi a criação de grupo de WhatsApp (ACESPA INSTITUCIONAL) para divulgar informes importantes de interesse de seus associados (vacinação, cursos de capacitação, notícias da Prefeitura na área de pessoal). Desta forma, a Acespa busca estreitar relacionamento com os sócios e divulgar melhor é assuntos de interesse dos seus associados.


 Importante destacar que foi criado o boletim informativo neste ano e também informes em mídias (Instagram, Facebook, etc), para divulgar o que os sócios da ACESPA fazem em seus momentos de lazer, viagens e outros, visando aproximar os associados e divulgar atrativos próximos ao entorno de nossos apartamentos.


Logo, a ACESPA buscará trazer ainda mais novidades e ações de melhoria contínua para o ano que vêm, no qual espera reencontrar seus queridos (as) sócios (as) e que se sintam acolhidos e bem informados.

 

Convidamos os sócios atuais a trazerem seus colegas para se tornarem sócios da ACESPA, bem como divulgarem o trabalho que vem sendo realizado durante todos estes 39 anos de existência desta Associação que luta para a valorização da carreira pública de qualidade e preservação de direitos e vantagens, bem como pelo aprimoramento de uma gestão pública eficaz, através do trabalho dos servidores que se dedicam, se comprometem , mostram sua preocupação com a Sociedade e buscam soluções para melhoria da cidade porto-alegrense.

 

Um grande abraço a todos! Um feliz natal e ano novo!

 

A diretoria da ACESPA