Tamanho original

Realizações da Gestão 2019-2020

Comunidades

Evento virtual discute Lei Geral de Proteção de Dados

 A Procuradoria-Geral do Município (PGM), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e a Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) promovem, nesta quinta-feira, 12, das 10h às 12h, a webconferência Lei Geral de Proteção de Dados e o Poder Público. O evento virtual será transmitido ao vivo pelo canal do TCE no YouTube.

Em vigor desde setembro deste ano, a Lei Geral de Proteção de Dados - Lei 13.709, de 2018 - define limites e condições para coleta, guarda e tratamento de informações pessoais.   Entre outros aspectos, a LGPD define categorias de dados, circunscreve para quem valem seus ditames, fixa as hipóteses de coleta e tratamento de dados, estabelece obrigações às empresas, institui um regime diferenciado para o Poder Público, coloca sanções em caso de violações e prevê a criação de uma autoridade nacional.

Participarão como palestrantes a professora da Unisinos e procuradora de Justiça do MP-RS Têmis Limberger; a professora da PUCRS e membro do Grupo Internacional de Pesquisas sobre Proteção de Dados e Acesso à Informação Regina Ruaro; e a doutora em Direito pela Ufrgs e procuradora municipal Daniela Copetti Cravo. A mesa será coordenada pela conselheira substituta do TCE-RS Letícia Ramos, e o debatedor será o mestre em Direito pela PUCRS e procurador municipal Rafael Vincente Ramos. Ingo Sarlet, Daniela Zago e Rafael Ramos também integram a coordenação científica do evento. 

Dividido em dois encontros, o primeiro ocorreu na última quinta-feira, 5, e foi coordenado pela adjunta de procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Daniela Toniazzo. Os palestrantes foram o desembargador aposentado do TJ-RS e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS, Ingo Wolfgang Sarlet; o membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade e doutor em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Danilo Doneda; e o professor da Ufrgs e doutor em Direito pela Universidade de Kassel na Alemanha Fabiano Menke. A debatedora foi a conselheira substituta do TCE-RS Daniela Zago. 

O vídeo do primeiro encontro está disponível neste link.

Para participar do encontro, inscreva-se aqui.  

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/PGM