Realizações da Gestão 2019-2020

Comunidades

Parabéns ACESPA pelos seus 38 anos!

 

Caro colega,

Hoje, dia 28 de outubro, nossa ACESPA completa 38 anos de existência.

Neste ano de tantas conturbações e novos hábitos, mesmo que não possamos nos encontrar para comemorar esse seu aniversário, não é motivo para deixar passar em branco um momento tão especial.

Com esse intuito a Diretoria da ACESPA envia esta mensagem, contando um pouco da história da entidade, relembrando como e porque esta surgiu, suas conquistas nesse período e como atualmente está atuando.

Em 28 de outubro de 1982, data marco na história da ACESPA, em Assembleia Geral, os servidores Técnico-Científicos do Município de Porto Alegre, integrantes das áreas Administrativa, Contábil, Econômica e Estatística, constituídas das classes de cargos técnicos de Administração, Economista, Contador e Estatístico oficializaram a fundação da entidade, a sua denominação, o estatuto social e elegeram a Diretoria provisória. Decidiram fundar sua associação representativa com a finalidade de zelar pelos seus legítimos interesses, bem como contribuir, na medida de suas possibilidades, para o seu aprimoramento intelectual e para o desenvolvimento do serviço público do qual são agentes em caráter permanente, por força de lei.

Aos bravos colegas, signatários fundadores da ACESPA, rendemos nossos agradecimentos e homenagem! 

Saliente-se que naquela época a sindicalização era proibida aos funcionários públicos. Ao longo dessa história e, em sólida parceria com as demais associações de funcionários municipais, a ACESPA obteve sucessos que trouxeram benefícios, não só aos seus associados, como também aos demais funcionários municipais.

A ACESPA cooperou na conquista da GIT – Gratificação de Incentivo Técnico, atuou na luta com o Fórum das Entidades para constituição da previdência municipal e na instituição do PREVIMPA - Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre. A associação tem apoiado os servidores em momentos críticos, tais como: extensão da GID – Gratificação de Incentivo ao Desempenho aos servidores inativos; na defesa dos direitos dos servidores junto à Câmara Municipal, contrapondo-se aos projetos de retirada dos direitos enviados pelo atual Governo Municipal e lutando para manutenção da carreira e valorização dos servidores que representa, nos quais tem efetuado inclusive propostas neste sentido e apresentado aos órgãos competentes.

Atualmente, a associação tem defendido propostas de manutenção e ampliação de canais de descontos para propor mais benefícios aos seus associados, como a contratualização de um plano de saúde, parcerias com clínicas de fisioterapias, psicologia e afins, bem como vem pleiteando, à atual gestão, melhores condições de trabalho em razão da Pandemia, de forma que as mesmas sejam adequadas às normas sanitárias vigentes e seguras aos servidores municipais durante a pandemia.

A ACESPA, também, tem procurado divulgar cursos e capacitações ligadas ao setor público, e também, está efetuando parcerias importantes, procurando se inserir em debates e discussões que envolvam interesses dos servidores públicos para trazer informações aos seus associados, tais como: questões da reforma administrativa, previdenciárias, entre outras.

Além dessas atuações, a associação apresentou ao longo desses quase 40 anos um crescimento patrimonial, constituído de sede própria no Centro Histórico da Capital e dois apartamentos em Gramado. Estes disponibilizados para seus associados, com períodos de locação a preços subsidiados.

Continuar escrevendo essa história de sucessos é a meta da atual Diretoria da ACESPA, manter e solidificar a parceria com as diversas associações de servidores municipais congêneres, para fortalecer a defesa de interesses comuns ante o Governo Municipal, é um dos nossos propósitos. Buscar o diálogo com as autoridades municipais, para que se equalize a remuneração das categorias profissionais que compõem a ACESPA é nossa pretensão.

Por oportuno, lembramos todos os diversos convênios oferecidos nas áreas de seguro de vida (Icatu Seguradora), assistência odontológica (PRODENT), atendimento médico de emergência (ECCO SALVA), agências de viagens (Claudio Roberto Viagens, Galápagos Tour LTDA e SuaViagem), óticas (Qvisão e Ponto dos Óculos), escolas de idiomas (CCAA e Yázigi), farmácia (Panvel), Garagem (Garagem Andrade Neves), estética (Estética ZAVION e Podologia Patrícia Curi), academia (Academia Star Fitness), clínica médica (CliniCentro), clubes (ACM),  espaço de pilates (Bem Pilates Studio e Juliana CenterClin), Fisioterapia (Katya Buogo Arpini e Juliana CenterClin), Clínica de Psicologia (Psicóloga Ana Maria Nieves Papa, Grupo Encontra-se das Psicólogas Vanessa Cazelato e Geovanna Betti) e Escritório Jurídico (Mânica Moscon Advogados).

 

E, agora, disponibilização de plano de saúde Doctor Clin, cujos detalhes específicos  podem ser obtidos pelo telefone (51) 9999.91067 (whatsApp), além de informações sobre a operadora e sua rede de atendimento no site  https://www.doctorclin.com.br/  

No dia 28 de outubro, estamos todos de parabéns, pois uma associação forte se faz da participação de seus sócios e assim reflete toda a grandeza destes.

Trabalhamos em prol de nossos sócios e seus direitos e neste dia tão significativo,  nossas congratulações aos servidores públicos corajosos e dedicados, que prestam importantes serviços ao Município de Porto Alegre, saudações.

 

A Diretoria.