Tamanho original

Realizações da Gestão 2019-2020

Comunidades

ACESPA realiza palestra em homenagem ao Dia da Mulher



adm. Maria da Graça Bruneli

Com a palestra "Mulheres, vencedoras e felizes!", a administradora, associada da ACESPA e servidora aposentada, Maria da Graça Bruneli, falou neste dia 9 de março para as servidoras municipais e convidadas, em evento na sede da ACESPA (Associação dos Administradores, Atuários, Contadores (Auditores do Controle Interno), Economistas e Estatísticos do Serviço Público Municipal de Porto Alegre). 

Em sua saudação, a administradora Rita de Cássia Reda Eloy, presidente da ACESPA, destacou que sabe qual é a “batalha” que todas as mulheres travam diariamente, para atender as suas múltiplas funções, sejam como profissionais em seus ambientes de trabalho sejam como mãe ou como esposas. Destacou que existem muitos assuntos para serem abordados neste dia comemorativo, em data alusiva ao dia Internacional da Mulher, como costumeiramente se faz. Citou que existem vários aspectos  na Sociedade que  precisam mudar para que  as  mulheres possam vir a ter melhores condições e reconhecimento, porém mencionou que o intuito desta palestra motivacional foi ser mais leve e trazer outras questões do universo feminino como: de que forma podemos potencializar nossas ações e criar melhores condições para valorização do espaço de trabalho feminino e nas nossas vidas junto aos nossos familiares, colegas e amigos; qual a importância da psicologia positiva na atualidade para melhorar os ambientes organizacionais, o papel do empoderamento feminino na atualidade, entre outros. Tais temas tem muita relevância, pois visa trazer reflexões para as mulheres, acerca dos nossos comportamentos diários e como podemos fazer a nossa parte, fortalecendo o papel das mulheres para termos melhores ambientes de trabalho e familiar, explicou a adm. Rita Eloy.          

 
O evento foi prestigiado por servidoras vinculadas à ACESPA, ativas e inativas. Também estiveram presentes a presidente do Conselho Regional de Administração (CRA/RS), administradora Cláudia Abreu e representantes de outras entidades de servidores, como a presidente da Ascontec e auditora do Controle Interno Aline Possamai; a representante da Astec e relações públicas da Associação, Rita Becco; a representante da APMPA e procuradora Líbia da Silva; e a Corregedora-Geral da PGM e procuradora Simone Custódio. 

Vibração para mudar de vida

A adm. Maria da Graça falou por mais de uma hora a uma plateia formada integralmente por mulheres. Questionando o próprio título da palestra, que fala em "Mulheres, vencedoras e felizes!", perguntou o que isso significa para cada uma e, a partir dessa reflexão, apresentou conceitos motivacionais que auxiliam na busca do equilíbrio pessoal e profissional. 

"Mude sua vibração para mudar sua vida", declarou, ao explicar a Escala Hawkins - teoria segundo a qual a consciência que temos das nossas emoções influencia na nossa vibração, podendo assim impulsionar ou frear nosso crescimento espiritual. 

Tendo como nível mais baixo o sentimento de vergonha e, no nível superior, a iluminação, Maria da Graça explica que essa escala não é linear e tem nuances. O importante é, então, não ficar estagnado, buscando sempre evoluir. 

Um dos pontos intermediários dessa escala é o sentimento de aceitação, ao qual a palestrante dedica parte de seus estudos. "Quando aceitamos, não é que estamos em zona de conforto ou que não pensamos mais sobre aquilo. Significa que aceitamos algumas questões para aquilo se abrir e fluir", conta. Esse movimento de aceitação permite à pessoa sair de uma vibração negativa e se abrir às novas oportunidades. 

Durante a atividade, as servidoras interagiram com a palestrante. Uma participante deu depoimento sobre uma situação de doença na família, destacando como a postura mental e a fé foram fundamentais para a recuperação. 

Maria da Graça iniciou e concluiu sua apresentação destacando o potencial de cada uma das mulheres presentes, que fazem muito pela prefeitura e pelo ambiente de trabalho no qual estão inseridas. Assim, orientou que busquem sempre reconhecer o que fazem. "Vamos olhar para nós mesmas com amor. Entender de cada situação que 'foi o que deu (para fazer) e foi copo cheio'", conclui. 

Sobre a palestrante 

Maria da Graça Bruneli é administradora aposentada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. É também palestrante motivacional, life coach, terapeuta holística e associada da ACESPA. 

Ela lembra que seu lado espiritual despertou muito cedo e a busca por esse conhecimento começou a partir dos 12 anos de idade. Já adolescente, era vista pelas amigas como uma terapeuta, pela capacidade de ouvir e dar conselhos. 

Ainda quando servidora da prefeitura, Maria da Graça dava cursos na sua área de atuação e buscava introduzir esses conceitos durante sua fala, sempre pensando em ajudar. "Olho com amorosidade a história de cada pessoa. Tudo que fiz foi dentro desse meu propósito de vida", conta. 

A palestrante agradeceu a oportunidade de falar para colegas do serviço público. "Hoje me senti em casa. Meu objetivo é inspirar e contribuir. Sendo com pessoas que conheço, é mais gratificante ainda". Cada um pode semear o bem e pode se doar aos colegas de trabalho: auxiliando-os, orientando, pois destacou que procurou sempre ouvir os colegas, quando estava na ativa, comentou que ainda, hoje recebe o feedback de alguns colegas que lembram de suas orientações e procuram segui-las para enfrentar os obstáculos do dia-a-dia, ter mais resiliência. Logo, acredita que pudemos encarar melhor os desafios da vida e profissionais, como a força do pensamento positivo, no qual acreditar que mais pessoas praticarem este pensamento coletivo e integrativo, irá oportunizar ambientes mais saudáveis para um bom clima organizacional da Prefeitura, finalizou. 



Texto: Bruna Fernanda Suptitz


Jornalista - Re
gistro Profissional 17.394

Fotos: Diego de Andrade Nunez