Comunidades

ASSOCIADOS E PARCEIROS COMEMORAM 37 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ACESPA



A ACESPA - Associação dos Administradores, Atuários, Contadores(*), Economistas e Estatísticos do Serviço Público Municipal de Porto Alegre comemorou seu 37º aniversário com um jantar no dia 8 de novembro, em Porto Alegre.  Aproximadamente 80 pessoas, entre associados, familiares e representantes de entidades de classe parceiras, lotaram o Salão Renânia da Sociedade Germânia.
(*) A classe de cargo de Contador, foi alterada a partir de 2015, para Auditor de Controle Interno.

            Desde a chegada até o início da janta, os convidados confraternizaram o momento com antigos colegas. Todos foram recepcionados pela presidente da entidade, a administradora Rita de Cássia Reda Eloy, e posaram para uma foto, que ficará registrada nos arquivos da entidade.
            Muitos dos convidados pediram antecipadamente ao cerimonial para partilhar a mesa com os amigos. Resultado disso foi a conversa e o riso constantes, que deram o tom da animação do evento.

No momento que seguiu o jantar, se encaminharam ao palco junto com a presidente Rita os demais integrantes da diretoria: 1º vice-presidente, atuário Dalvin Gabriel José de Souza; 2º vice-presidente, adm. Eros Miguel Sadowoy Martins; tesoureira, adm. Adriana Nunes Paltian; assessores Cont. Ari Krasner, Jardel de Borba Cunha e presidente do Conselho Fiscal, Cont. Carlos Leandro Ransan. A secretária Gilda Beltrão Costa não esteve presente por motivos pessoais. A Presidente destacou a assessoria, também, da adm. Dione Borges Carvalho.
            Antes do baile, foram sorteados vários prêmios aos participantes, como cestas com alimentos e bebidas, pacotes de fisioterapia e de tratamento estético, estadias no apartamento em Gramado, bolsa de estudo para curso de inglês e dois passeios guiados, um a Gramado e Canela e outro a Vila Flores - estes oferecidos em parceria com o guia de turismo e servidor municipal, adm. Claudio Roberto Reis. Todos os participantes do evento receberam como lembrança um calendário 2020 da ACESPA e um bombom. Os sócios e autoridades foram presenteados, ainda, com uma Agenda 2020 com a logomarca da Associação.
            O evento foi prestigiado pelas seguintes autoridades, todas citadas pelo cerimonial: Vereador Reginaldo Pujol (DEM), Presidente em exercício da Câmara de Vereadores (CMPA); vice-presidente da Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre (AFM) e associado da ACESPA, administrador Adalberto Pio de Almeida; vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA), procurador Ricardo Sioccari Timm; Presidente da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal do Município de Porto Alegre (AIAMU), auditor Fernando Ismael Schunk; presidente da Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (ASTEC), engenheiro Sérgio Luiz Brum; vice-presidente da Associação dos Técnicos Científicos Aposentados do Município de Porto Alegre (ASTA) e sócio da ACESPA, administrador João Carlos Prates; presidente, da Câmara de Gestão Pública do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), administrador Marco Aurélio Kihs; representando a presidência do CRA-RS, o administrador Luiz Kript; a contadora e parceira da ACESPA Rosilene Condotta; e o adm. Cláudio Roberto Reis, parceiro da entidade e que presta convênios para viagens junto aos associados.
            O evento de aniversário da ACESPA teve som e iluminação do Dj Márcio Pereira, fotos do fotógrafo Israel Gonçalves, doces de Andrea Doces e decoração de Nara & Marcio Flores. O cerimonial foi realizado por Marta Rosi Souza dos Santos.

Homenagem à ACESPA
            Precedeu o jantar uma breve saudação da presidente da ACESPA, a administradora Rita de Cássia Reda Eloy, que, além de agradecer a presença de todos, citar as associações presentes e o trabalho conjunto em defesa dos servidores, também destacou a importância dos sócios-fundadores da Associação.
            “Não estaríamos aqui, reunidos nesta comemoração, se não fosse a iniciativa de alguns colegas, inclusive aqui presentes, que não só criaram esta entidade como participaram de lutas e movimentos históricos importantes em defesa de seus associados e nos representando. Destaco ainda a aquisição, ao longo dos anos, de imóveis como os apartamentos em Gramados, sendo muito bem sucedidos”, mencionou Rita.
            Também na abertura do evento foram lembrados os pilares da associação, representados na sua missão, visão e valores. A homenagem pelo aniversário da ACESPA seguiu com a exibição de um vídeo comemorativo aos 37 anos, o qual destacou a relevância do papel exercido pelos sócios, em posições e lutas perante o governo municipal, em conjunto com outras entidades de classe do funcionalismo, desde sua fundação nos anos 1980 até o momento atual.
            Com imagens que simbolizam a história da ACESPA, a mensagem do vídeo lembrou que o perfil de participação garantiu conquistas não só para os associados, mas para todo o funcionalismo municipal. Nestas mais de três décadas, além de importantes garantias à carreira dos servidores, a entidade conquistou bens como a sede própria em Porto Alegre e os dois apartamentos em Gramado, destinados ao lazer de seus associados. 
Segue o vídeo na íntegra:
Produção e locução: Israel Gonçalves
Texto do vídeo: Jardel de Borba Cunha

Empenho na defesa do serviço público de qualidade
            “Temos honra da nossa profissão, e como servidores públicos que somos - com orgulho - cujo objetivo é servir ao público, o fazemos em defesa do serviço público de qualidade. É por isso que fizemos concurso público, inclusive. Logo, não devemos nos deixar abater por falas contrárias aos servidores. Devemos buscar, junto com os colegas de outras associações, continuar efetuando nosso trabalho com afinco e qualidade para uma sociedade melhor”, enalteceu a presidente e administradora Rita de Cássia Reda Eloy em seu discurso final, no evento comemorativo aos 37 anos da ACESPA.
            A presidente citou, ainda, as mudanças recentes praticadas no serviço público, como a reforma da previdência, no âmbito federal, e a reforma administrativa que está por vir em todas as esferas, o que exigirá, segundo suas palavras, "muita união das categorias funcionais na luta pela manutenção dos serviços de qualidade, através da valorização do servidor de carreira e manutenção do concurso público".
            “É preciso entender o que vem pela frente, pois é um momento especial e de grandes mudanças para o servidor público, e a manutenção do serviço público de qualidade dependerá de todos nós, empenhados para fazer jus e honrar o trabalho e os ideais dos fundadores desta associação, inclusive”, defendeu a adm. Rita.
            “Às vezes, enfrentamos e enfrentaremos perdas. Mas não desistiremos, mesmo que algumas derrotas venham, sabemos que lá adiante outras conquistas virão. Mas é preciso lutar, defender, se mobilizar”, falou com veemência a presidente da ACESPA, a adm. Rita, lembrando que esta é a missão da entidade, que tem como principal objetivo defender o interesse dos seus sócios (servidores) e justamente garantir melhorias a todos.

Importância histórica e atuação hoje
            A  percepção da necessidade de zelar pelos legítimos interesses dos servidores públicos motivou, em 1982, a união dos servidores técnico-científicos administradores, contadores, economistas e estatísticos do município de Porto Alegre em uma associação representativa. Assim nasceu a ACESPA, em 28 de outubro daquele ano. Mais tarde, com a criação do Previmpa e do cargo de atuário, estes profissionais também foram incorporados pela associação.
            Atualmente a entidade se destaca pela atuação conjunta com outras associações parceiras em defesa do serviço público municipal de qualidade e com valorização das carreiras. Esse trabalho coletivo é responsável por evitar perdas irreparáveis aos servidores ao reivindicar negociações e alteração em projetos que atingem o funcionalismo.
            A ACESPA também tem se dedicado a ofertar aos suas associadas novas oportunidades de conhecimento, através de estudos técnicos de valorização das carreiras; informação, com conteúdo divulgado via site e outras mídias; e melhorias no seu patrimônio, como na reforma dos apartamentos. Além disso, firmou novos convênios e ampliou os já existentes, sempre com o foco em melhor atender os associados.
Texto: Bruna Fernanda Suptitz
Jornalista - Registro Profissional 17.394
Fotos: Israel Gonçalves