Realizações da Gestão 2019-2020

Comunidades

ACESPA COMEMORA 33 ANOS


Na noite de 05 de dezembro, os salões do Art & Eventu’s se transformaram em espaço de acolhida de grandes amizades em um momento para rememorar histórias que marcaram as caminhadas de profissionais que ajudam a construir Porto Alegre. O Jantar, que marcou a passagem dos 33 anos da Associação dos Administradores, Atuários, Contadores, Economistas e Estatísticos do Serviço Público Municipal de Porto Alegre - ACESPA reuniu associados, autoridades e amigos em celebração alusiva ao aniversário da Entidade, transcorrido no dia 28 de outubro, que é também Dia do Funcionário Público.

Em discurso de improviso, o Presidente da ACESPA, cont. Francisco José Menezes da Silva, saudou os presentes e ressaltou os resultados satisfatórios alcançados pela Associação, que construiu um patrimônio sólido, saudável e é administrada com respeito e ética profissional. Acompanhado por sua Diretoria, o Presidente deu ênfase ao tesoureiro, cont. Carlos Leandro Ransan, por sua grande atuação no controle fiscal e financeiro da Entidade; à econ. Gilda Beltrão Costa, por sua dedicação com os apartamentos de Gramado e também com este jantar, no qual a decoração foi quase toda sugerida por ela; e ao 1º vice-presidente adm. Sérgio Augusto Parussini e a 2ª vice-presidente, Maria Amélia Garcia, pela participação constante nas decisões da diretoria.

Aos presentes o Presidente Francisco afirmou que ainda se tem hoje, neste País, gente honesta que pensa no seu próximo, e declarou que, se algum ex-presidente da ACESPA se candidatasse a presidente da República, o País seria outro.

O presidente salientou o papel da mulher na ACESPA, que conta hoje com 50% de nomes femininos na sua listagem de associados. E revelou a expectativa de que, em 2016, a entidade promova a segunda edição do Chá das Mulheres, bem como atividades de lazer e viagens.

Na área da defesa dos interesses dos servidores, o contador destacou o papel importante que a ACESPA cumpre ao promover iniciativas como a luta em defesa da correção da injustiça que ocorre com os aposentados da Secretaria Municipal da Administração (SMA), único caso na Prefeitura de Porto Alegre de inativos que não têm paridade com os da ativa porque não percebem a Gratificação de Incentivo Técnico (GID), uma novela de muitos capítulos e mobilizações, que se arrasta por três anos e sete meses. A tradição de lutas da ACESPA vem de longa data, como em sua participação no Fórum das Entidades, há 15 anos, que culminou com a conquista do Regime Próprio de Previdência Social dos Municipários, o Previmpa, lembrou Francisco. Se não fosse o esforço das Entidades, entre elas, a ACESPA, é provável que hoje estivéssemos todos no Regime Geral da Previdência Social, sofrendo um grande achatamento dos nossos vencimentos, após uma vida toda de trabalho, como ocorre com quem depende do INSS, concluiu ele, e convidou todos a aproveitarem a festa, que deixou um gostinho de “quero mais”.
Tanto foi assim que um novo encontro já está marcado para o dia 28 de outubro de 2016, sexta-feira, no mesmo local. E a data já poderá ser anotada na charmosa agenda com a qual a ACESPA presenteou os sócios no final do jantar deste ano.

O presidente também agradeceu a honrosa presença das autoridades: Representando o Presidente do CRA/RS, conselheira do CRA/RS e associada da ACESPA, adm. Lourdes Maria Ritt;
- Diretora administrativa da APMPA – Associação dos Procuradores, Adriana Carvalho Silva Santos;
- Presidente da AFM, e associado da ACESPA, contador João Paulo Galvêz Machado e o vice-presidente da AFM, associado e conselheiro fiscal da ACESPA, administrador Adalberto Pio de Almeida;
- Presidente da Asta, e associado da ACESPA, administrador João Carlos Prates;
- Diretora cultural da ASTEC, bibliotecária Carmem Maria Lapolli Von Hoonholtz;
Agradeceu também a presença de Rogério Arone Rojo, diretor administrativo da Corretora Pégasus, parceira, que tem auxiliado a ACESPA no controle dos convênios de seguro (ICATU), odontológicos (PRODENT) e UTIs Móveis (ECCO SALVA).
O delicioso jantar, cuja sobremesa foi um “doce capítulo à parte”, regado a boas bebidas, e a boa música do DJ Hilton deram sequência à festa, com muita animação.
Texto: Ruvana De Carli . Jornalista
Fotos: Israel Gonçalves