Tamanho original

Realizações da Gestão 2019-2020

Comunidades

Municipários fazem Dia de Paralisação e Ato Público pela preservação dos salários


De acordo com o SIMPA, responsável pela organização do Ato Público realizado na manhã desta quinta-feira, 20/11, cerca de dois mil municipários participaram do Dia de Paralisação e ocuparam o Paço Municipal. O objetivo do movimento é preservar os salários de uma possível redução ocasionada pelo fim do “efeito cascata”, devido a Ação Civil Pública movida desde 2010, pelo Ministério Público contra o Município de Porto Alegre.

Durante o Ato Público, o SIMPA relatou aos servidores que, em reunião mantida ontem (19/11) com o prefeito José Fortunati, o governo assumiu o compromisso de enviar Projeto de Lei (PL) à Câmara de Vereadores em, no máximo, 30 dias, propondo nova fórmula de cálculo dos salários, sem prejuízos aos municipários. O PL será elaborado pelo grupo de trabalho que conta com a participação de representantes do governo e do SIMPA.

“Nenhum centavo a menos”, de acordo com o Sindicato, foi a expressão utilizada pelo prefeito, durante a reunião de ontem. A frase virou slogan e foi parar nas camisetas dos servidores e no asfalto, demonstrando a luta pela manutenção do valor dos salários.

Na próxima segunda-feira, 24/11, a partir das 14h, será realizada nova assembleia geral de servidores, no Centro de Eventos do Parque Harmonia.

Na próxima quarta-feira, dia 26/11, as associações que integram o movimento pela preservação dos salários – ACESPA, ASTEC, AEAPOPA, AFM, APMPA, ASAD, ASCONTEC, ASED, ASSIMFAZ, ASTA, ATEMPA - vão se reunir novamente, na sede da ACESPA. O objetivo é elaborar um documento único a ser apresentado ao Executivo, encaminhando sugestões sobre Plano de Carreira e para resolver as consequências do fim do “efeito cascata”.

Texto: Ruvana De Carli – Jornalista - MTb 5534
Fotos: Rita Escobar / ACESPA