Tamanho original

Realizações da Gestão 2019-2020

Comunidades

ACESPA SE REÚNE COM COMITÊ GESTOR DO PLANO DE CARREIRA EM MOBILIZAÇÃO DE ENTIDADES, NA PREFEITURA.


A ACESPA, em conjunto com as entidades em defesa da manutenção dos salários dos servidores apesar do fim do "efeito cascata" (sobreposição de gratificações), foi recebida por todo o Comitê Gestor do Plano de Carreira dos funcionários da prefeitura, na manhã desta quarta-feira, 19/11. O movimento iniciou com a entrega de ofício solicitando audiência ao prefeito José Fortunati. O documento foi recebido pela assessora Rejane Garcez, que protocolou a entrega.

A seguir, os representantes das associações permaneceram no saguão da prefeitura, aguardando a conclusão de reunião entre SIMPA e governo, cujo teor deverá ser detalhado no ato público desta quinta-feira, 20/11, no Paço Municipal, a partir das 9h.

Por fim, após cerca de uma hora de espera, as entidades foram recebidas por todo o Comitê Gestor do Plano de Carreira: secretário da Administração, Elói Guimarães; assessora Maria Leonor Carpes; secretário adjunto da Fazenda, Eroni Izaias Numer; supervisora de Recursos Humanos, Susana Coelho e o procurador Marcelo Dias Ferreira. Durante a conversa, o governo reiterou diversas vezes seu compromisso com a não redução dos salários dos servidores: o procurador Marcelo ressaltou que "não existe possibilidade de haver cortes nos salários”, que “existe um grupo técnico que está trabalhando para corrigir a situação e o prefeito, em conjunto com o SIMPA, está procurando todos os recursos para solucionar a questão"; o secretário Elói Guimarães destacou que "fique claro que há dois lados da questão: servidores/governo e o outro lado tribunal/ Ministério Público"; e, ainda, a assessora Maria Leonor afirmou que "estamos unidos nesta questão e nossa palavra de ordem é transparência".

Os representantes do governo asseguraram que há tempo para a elaboração de projeto de lei, a ser adequadamente discutido com os servidores, em conjunto com o SIMPA, e com possibilidade de integrar o Plano de Carreira. Explicaram que, mesmo que a execução seja a partir de amanhã, não haverá redução de salários, e que o projeto de lei será encaminhado a partir da próxima semana.

Além da ACESPA, as demais associações que integram o movimento – AFM, ASTEC, AEAPOPA, APMPA, ASAD, ASCONTEC, ASED, ASSIMFAZ, ASTA, ATEMPA - vão se reunir novamente, na próxima quarta-feira, dia 26/11, na sede da ACESPA. O objetivo é elaborar um documento único a ser apresentado ao Executivo, encaminhando sugestões para resolver as consequências do fim do “efeito cascata” e sobre Plano de Carreira.

A comissão do movimento desta quarta-feira, 19/11, foi formada por Francisco José Menezes da Silva, 1º vice-presidente da ACESPA; Isabel Junqueira, presidente, Carlos Adolfo Bernd, diretor financeiro, Deri Calvete da Rocha e Luiz Herni Pinto Michel, conselheiros, representando a ASTEC; Carlos Luz, presidente, e Telmo Prestes, pela ASAD; Anderson Kegler, presidente, e Carlos Aldo Dias, conselheiro da ASSIMFAZ; Adalberto Pio de Almeida, da AFM e Silvio Zago, da ASCONTEC.
Texto: Ruvana De Carli – Jornalista - MTb 5534
Fotos: Rita Escobar / ACESPA