Pesquisar no site

Leia também:
Comunidades
ACESPA e outras entidades atendem chamado da AFM e participam de reunião para defender convênio de saúde para municipários e seus familiares
No encontro, o presidente João Paulo Galvez Machado solicitou "às associações co-irmãs, dos diversos segmentos da categoria, que se solidarizem na defesa dos direitos
dos municipários e seus familiares, consignados no Convênio para atendimento médico-hospitalar PMPA/AFM." De imediato, recebeu o apoio requerido.
Por força do Estatuto dos Funcionários Municipais de Porto Alegre, a Prefeitura deve garantir internações hospitalares a todos os municipários e seus familiares. Para cumprir a lei, a PMPA mantém convênio com a AFM, que presta serviços através do Hospital Porto Alegre - HPA.
Ocorre que, sistematicamente, a PMPA vem renovando o convênio sem a devida atualização financeira, fato que vem corroendo o patrimônio da AFM, que continua a atender aqueles que procuram o HPA. As dificuldades da AFM foram agravadas, ainda, pelo fato de o DMAE, alegando não estar incluso no Convênio, não estar pagando por serviços já prestados aos seus servidores e familiares.
Durante a reunião com as Associações, foi divulgada, também, a informação de que o Executivo Municipal já realizou duas auditorias técnicas e de gestão na AFM e no HPA, ambas concluindo pela correção em todos os aspectos, dos procedimentos administrativos e técnicos da Instituição.
Lamentou-se, na ocasião, a falta de sensibilidade e de conhecimento do Gestor Público pelo que é feito com baixo custo ao Erário e com responsabilidade pela AFM e seu Hospital, que nesse momento busca apoio e solidariedade à causa dos municipários, no intuito de desenvolver medidas e ações para revitalizar o respeito à dignidade e aos direitos dos servidores. A proposta básica do encontro é de preservar os direitos dos municipários, assegurados em Lei, principalmente, os dos servidores menos favorecidos do ponto de vista econômico-financeiro.
O Presidente João Paulo Galvez Machado faz questão de destacar que "a AFM não opera planos de saúde; a AFM é um SISTEMA DE SAÚDE que garante todo o atendimento ambulatorial, exames, odontologia, pediatria, psiquiatria e clínico 24 horas no HPA. A Prefeitura, pelo Convênio, garante as internações e suas decorrências.
As informações foram prestadas pelo próprio Presidente da AFM, Cont. João Paulo Galvez Machado, na companhia do Vice-Presidente Adalberto Pio de Almeida e do Coordenador Jurídico Hermeto Rocha do Nascimento.
A ACESPA esteve presente com seu Presidente Jardel de Borba Cunha e o Assessor da Diretoria Ari Krasner.
Redação: Ruvana De Carli
Jornalista: MTb 5534
Ativ 03 – 29/09/13
Links úteis
- TCE RS
- CGU
- Conselho Federal de Administração
- Conselho Federal de Contabilidade
- Conselho Federal de Economia
- Conselho Regional de Administração RS
- Conselho Regional De Estatística - Quarta Região
- Corecon RS
- CRC RS
- ENAP
- ENCCLA –estratégia nacional de combate a corrupção e a lavagem de dinheiro
- IBA - Instituto Brasileiro de Atuários
- Mundo ADM
- Portal da Administração
- Prefeitura Municipal de Porto Alegre
- Revista Brasileira de Administração
- TCU