Tamanho original

Realizações da Gestão 2019-2020

Comunidades




ACESPA e outras entidades atendem chamado da AFM e participam de reunião para defender convênio de saúde para municipários e seus familiares



Na quinta-feira, 12/09/13, a AFM - Associação dos Funcionários Municipais, mantenedora do Hospital Porto Alegre, realizou uma reunião em defesa do convênio, estimado hoje em 80 mil vidas.
 No encontro, o presidente João Paulo Galvez Machado solicitou "às associações co-irmãs, dos diversos segmentos da categoria, que se solidarizem na defesa dos direitos dos municipários e seus familiares, consignados no Convênio para atendimento médico-hospitalar PMPA/AFM." De imediato, recebeu o apoio requerido. 
Por força do Estatuto dos Funcionários Municipais de Porto Alegre, a Prefeitura deve garantir internações hospitalares a todos os municipários e seus familiares. Para cumprir a lei, a PMPA mantém convênio com a AFM, que presta serviços através do Hospital Porto Alegre - HPA. 
 Ocorre que, sistematicamente, a PMPA vem renovando o convênio sem a devida atualização financeira, fato que vem corroendo o patrimônio da AFM, que continua a atender aqueles que procuram o HPA. As dificuldades da AFM foram agravadas, ainda, pelo fato de o DMAE, alegando não estar incluso no Convênio, não estar pagando por serviços já prestados aos seus servidores e familiares. 
 Durante a reunião com as Associações, foi divulgada, também, a informação de que o Executivo Municipal já realizou duas auditorias técnicas e de gestão na AFM e no HPA, ambas concluindo pela correção em todos os aspectos, dos procedimentos administrativos e técnicos da Instituição. 
Lamentou-se, na ocasião, a falta de sensibilidade e de conhecimento do Gestor Público pelo que é feito com baixo custo ao Erário e com responsabilidade pela AFM e seu Hospital, que nesse momento busca apoio e solidariedade à causa dos municipários, no intuito de desenvolver medidas e ações para revitalizar o respeito à dignidade e aos direitos dos servidores. A proposta básica do encontro é de preservar os direitos dos municipários, assegurados em Lei, principalmente, os dos servidores menos favorecidos do ponto de vista econômico-financeiro. 
O Presidente João Paulo Galvez Machado faz questão de destacar que "a AFM não opera planos de saúde; a AFM é um SISTEMA DE SAÚDE que garante todo o atendimento ambulatorial, exames, odontologia, pediatria, psiquiatria e clínico 24 horas no HPA. A Prefeitura, pelo Convênio, garante as internações e suas decorrências. 
As informações foram prestadas pelo próprio Presidente da AFM, Cont. João Paulo Galvez Machado, na companhia do Vice-Presidente Adalberto Pio de Almeida e do Coordenador Jurídico Hermeto Rocha do Nascimento. 
A ACESPA esteve presente com seu Presidente Jardel de Borba Cunha e o Assessor da Diretoria Ari Krasner. 
 Redação: Ruvana De Carli
Jornalista: MTb 5534 
Ativ 03 – 29/09/13